Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2810
Título: Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
Autor: Quelhas, Nilsa
Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Autonomia
Flexibilidade curricular
Educação - séc. 21
Data: 2019
Citação: Quelhas. N. & Gonçalves, D. (2019). Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática. In IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 514-519). Bragança: Instituto Politécnico. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/15084
Resumo: Espaço de referência social e, portanto, instituição a que se impõe constante reafirmação, cabe às escolas, em geral, serem agentes essencialmente pró-ativos de interpretação dos contornos dos processos de mudança que afetam o mundo. Aos docentes, em particular, entendemos caber a responsabilidade de responder com criatividade aos desafios que lhes são colocados diariamente, pela posição privilegiada que ocupam nesta instituição e, como consequência, pelo seu papel no desenvolvimento harmonioso e integral de cada ser humano. Nesta aceção, e em nosso entender, a recente legislação – Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), Estratégia Nacional para a Cidadania e Desenvolvimento – potenciou a materialização de propostas educativas mais ajustadas à forma como os alunos aprendem na contemporaneidade. Nesta proposta, pretendemos apresentar o resultado de um estudo exploratório, de natureza qualitativo, em contexto de sala de aula no 1.º Ciclo de Ensino Básico, numa instituição de ensino privada que implementou o seu projeto de autonomia e flexibilidade curricular, suportado pela aplicação de um inquérito por questionário a 8 professores, com os objetivos de conhecer todo o processo de implementação e desenvolvimento do PAFC. Da análise dos resultados da investigação destacar-se-á as vantagens e entraves da operacionalização deste projeto, assim como as principais estratégias de monitorização e avaliação desta iniciativa. Palavras-chave: autonomia, autoria, aprendizagem, flexibilidade curricular
A social place, and therefore an institution to which constant reaffirmation is required, it is for schools, in general, to be essentially proactive agents in interpreting the contours of the processes of change affecting the world. Teachers, in particular, understand responsibility for responding creatively to the challenges they face each day, for the privileged position they occupy in this institution and, as a consequence, for their role in the harmonious and integral development of each human being. In this sense, and in our view, the recent legislation- Project for Autonomy and Curricular Flexibility (PACF), Profile of the Student on Exit of Compulsory Schooling (PA), National Strategy for Citizenship and Development – has promoted the materialization of educational proposals more adjusted to the way students learn in the contemporary world. In this proposal, we intend t present the result of an exploratory study, of a qualitative nature, in a classroom context in the 1st Cycle of Basic Education, in a private teaching institution that implemented is project of autonomy and curricular flexibility, supported by the 514 Práticas Educativas e Supervisão Pedagógica application of a questionnaire survey of 8 teachers, with the objectives of knowing the whole process of implementation and development of the PAFC. The analysis of the research results will highlight the advantages and obstacles of the operationalization of this project, as well as the main strategies for monitoring and evaluating this initiative. Keywords: autonomy, authorship, learning, curricular flexibility.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2810
ISBN: 978-972-745-259-0
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/15084
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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