Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2943
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Catarina-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2020-12-04T10:29:52Z-
dc.date.available2020-12-04T10:29:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGonçalves, C. & Gonçalves, D. (2020). Pressupostos educacionais oriundos da filosofia com crianças: representações de docentes e discentes. In V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp.192-199). Bragança: Instituto Politécnico. Disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-276-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2943-
dc.description.abstractA educação do século XXI sofreu diversas alterações dadas a velocidade da evolução e a transformação a que a nossa sociedade está sujeita, o que naturalmente está espelhado na formação dos futuros cidadãos. Neste cenário, procuramos refletir sobre toda esta mudança e os seus efeitos, em particular como é que na arena educativa as mudanças estão associadas à necessidade de promover a personalização educativa nas salas de aula, tendo em conta dois pressupostos: reconhecer o direito à diferença e aos ritmos/estilos diferenciados de aprendizagem. Consideramos, pois, que perante tais alterações subjacentes à educação contemporânea exigem/promovem a valorização educativa do saber pensar, a partir de pressupostos epistemológicos, axiológicos e antropológicos de projetos de Filosofia com Crianças que estão devidamente articulados com os atuais normativos legais, em especial com Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É nossa pretensão apresentar os resultados preliminares de uma investigação, enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, realizada em contexto de prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição de ensino privada, na zona do grande Portopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFilosofia para criançaspt_PT
dc.subjectPedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectEducação -- séc. 21pt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento do pensamento reflexivopt_PT
dc.titlePressupostos educacionais oriundos da filosofia com crianças : representações de docentes e discentespt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage192pt_PT
degois.publication.lastPage199pt_PT
degois.publication.titleV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de ataspt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
incte2020_livro_de_atas Pressupostos.pdf258.85 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.