Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038
Title: Arte pública: que sentido na educação?
Authors: Oliveira, Mónica
Keywords: Educação Artística
Arte pública
Issue Date: 2021
Citation: Oliveira, M. (2021). Arte pública: que sentido na educação? Tercio Creciente, 19, 111–124. DOIhttps://doi.org/10.17561/rtc.19.5517
Abstract: É inegável o crescente interesse, nas últimas décadas, pela arte pública que merece e deve ser motivo da nossa atenção. Os alunos deixaram de serprotagonistas passivos da vida social e, por consequência, da arte que surge na sua cidade. Neste contexto, a arte pública é chamada a exercer o seu papel, abrindo e preenchendo a dimensão ontológica do ser humano, constituindo umfator de integração social e de comunicaçãointercultural. Quer isto dizerque a arte pública não visa unicamente objetivos estéticos, mas também objetivos culturais, políticos e sociais que dão formaaum novo cenárioeducativo que vai acompanhar toda a vida do cidadão e que temde ser revelado, considerado e desenvolvido naescola. Esta investigação discute a importância da arte pública como conteúdopedagógico na Educaçãoe teve comoobjetivo analisar as perceções dos professores relativamenteao conhecimentoe à pertinência pedagógicada arte pública na educação básica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dado sido efetuadamediante entrevista individual aos professores. Os resultados indicam que os professoresreconhecemna arte pública um interesse educativo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências que concorrem para o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.17561/rtc.19.5517
ISSN: 2340-9096
Publisher version: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/RTC/article/view/5517
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5517-Texto del artículo-29679-1-10-20210322.pdf403.6 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.