Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3052
Título: Potencialidades dos portefólios de crianças: o estímulo à reflexão sobre a aprendizagem
Autor: Silva, Brigite
Morais, Catarina
Palavras-chave: Educação de infância
Portefólio
Data: 2021
Editora: Universidade de Santiago de Compostela
Citação: Silva, B. & Morais, C. (2021). Potencialidades dos portefólios de crianças: o estímulo à reflexão sobre a aprendizagem. RELAdEI. Revista Latino americana De Educación Infantil, 10(1), 123-135.https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7468
Resumo: Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a natureza dos comentários aos registos dos portefólios de crianças em contexto de educação de infância. Investigou-se o tipo de feedback dado à criança pelo adulto; o tipo de comentários que a criança realiza; a influência que as questões colocadas pelo adulto no processo podem ter no modo como a criança efetua um comentário; o modo como o adulto ajuda a criança a refletir pelas questões que coloca. Da análise emergiram quatro categorias que se associam à natureza do conteúdo narrado: descritiva; valorativa; afetiva; reflexiva. O processo de comentar os registos constitui uma etapa importante dos portefólios e, este estudo, tem o intuito de o tornar mais fundamentado e consciente.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3052
ISSN: 2255-0666
Versão do Editor: https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7468
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Potencialidades dos portefólios de crianças.pdf215.97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.