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    http://hdl.handle.net/20.500.11796/3079| Title: | O desenvolvimento integral do educador de infância no serviço à comunidade sustentável | 
| Authors: | Monteiro, Isilda Quinta e Costa, Margarida Ribeiro, Vítor  | 
| Keywords: | Desenvolvimento sustentável Desenvolvimento integral da criança Desenvolvimento integral do educador  | 
| Issue Date: | 2021 | 
| Citation: | Monteiro, I., Quinta e Costa, M. & Ribeiro, V. (2021). O desenvolvimento integral do educador de infância no serviço à comunidade sustentável. In Bento D. Silva et al (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 402-413). Braga: Universidade do Minho. | 
| Abstract: | No ensino superior, o desenvolvimento integral do educador contempla não só a sua formação académica como pessoal, aliando a promoção do conhecimento e o desenvolvimento de competências da formação profissional à resolução de problemas de índole social, numa postura crítica e reflexiva. Tendo como base os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, nomeadamente no que se refere às cidades e comunidades sustentáveis e à educação de qualidade, as estudantes, futuras educadoras de infância, analisaram criticamente um espaço para compreenderem os desafios que hoje se colocam à sociedade, na perspetiva da valorização e preservação do ambiente e do património natural e cultural. A visão crítica sobre espaços urbanos ou rurais, com propostas de intervenção sustentáveis, integrando as opiniões e pareceres dos cidadãos idosos, registada na forma de vídeo, foi desenvolvida com recurso à metodologia ativa de Aprendizagem e Serviço. Na análise dos guiões dos vídeos verificou-se que os objetivos definidos para a unidade curricular foram atingidos, nomeadamente a aquisição de conhecimentos e da capacidade de os aplicar na promoção do desenvolvimento sustentável e na salvaguarda do património cultural e natural. As estudantes expressaram nas reflexões finais, a consciencialização da importância do serviço à comunidade assim como da salvaguarda do património coletivo, com a adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável. Sublinharam também a importância de, na sua atividade profissional futura, reforçar o caráter transversal da educação para a cidadania no desenvolvimento integral da criança como cidadão ativo e responsável que respeite os direitos das pessoas e a natureza. Palavras-chave: formação integral do educador, aprendizagem e serviço, objetivos do desenvolvimento sustentável, desenvolvimento integral da criança. | 
| Peer reviewed: | yes | 
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3079 | 
| ISBN: | 978-989-8525-71-0 | 
| Publisher version: | https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf | 
| Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas | 
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf | 130.58 MB | Adobe PDF | View/Open | 
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