Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3086
Título: | LIFTE- Laboratório de inovação, formação e transformação educativa |
Autor: | Nogueira, Isabel Cláudia Gonçalves, Daniela |
Palavras-chave: | Inovação educacional Práticas formativas docentes Modelo de formação pedagógica Ensino superior (ES) |
Data: | 2019 |
Citação: | Nogueira, I.C. & Gonçalves, D. (2019). LIFTE- Laboratório de inovação, formação e transformação educativa. In XVI Foro Internacional sobre la Evaluación de la calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES), (pp. 856-862). Santiago de Compostela. ISBN 978-84-09-19787-3 |
Resumo: | Em consonância com os referenciais do European Standards and Guidelines for Quality Assurance in Higher Education (2015), o LIFTe apresenta-se como um Laboratório de inovação, formação e transformação educativa: partindo da investigação sobre conceções e práticas de formação de educadores/professores de uma instituição de ensino superior privada, tem como principal propósito ser protagonista na inovação em educação, tendo em conta quatro eixos de atuação que se articulam com o objetivo de contribuir para uma renovação de serviços educativos de qualidade. Através de novas metodologias de aprendizagem e ensino, difusão de conteúdos diversificados, formação de líderes educacionais e educadores/professores e consultorias contextualizadas e personalizadas, propomo-nos desenvolver inovação como resposta aos principais desafios educacionais que se colocam em variados contextos educativos, incluindo o do Ensino Superior (ES). A partir destes pressupostos, consideramos indispensável identificar conceções e mapear práticas formativas docentes, partindo do pressuposto que há uma necessidade em romper com a tradição solitária de se exercer a docência no ES e promover práticas colaborativas que constituíssem um modelo de formação pedagógica. Nesta proposta, apresentam-se os resultados obtidos por aplicação de um inquérito por questionário a docentes do ES, que constituíram um dos pontos de partida nos processos de definição e estruturação das áreas de investigação e intervenção educativa do LIFTe. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3086 |
ISBN: | 978-84-09-19787-3 |
Aparece nas colecções: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FECIES 2019 (1).pdf | 429.5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.