Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3110| Title: | Pedagogia Montessori aliada ao Son Rise Program no ensino de competências matemáticas a um jovem com Perturbação do Espetro do Autismo |
| Authors: | Barreiros, Alexandra |
| Orientador: | Gomes, Ana Paula |
| Keywords: | Pedagogia Montessori Método Son Rise Program Matemática - Ensino básico (2º ciclo) Aprendizagem da matemática Materiais manipuláveis Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) |
| Issue Date: | 2021 |
| Abstract: | Este trabalho pretende analisar os contributos da pedagogia proposta por Maria Montessori, no século XIX, aliada ao método Son-Rise Program, como facilitadores da aquisição de competências matemáticas ao nível 2ºCEB. De igual modo, pretendia-se compreender de que forma a aprendizagem da matemática através de situações concretas e materiais manipuláveis pode ajudar pessoas com PEA. Em termos metodológicos, estamos perante um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva. Partindo da análise e interpretação dos dados recolhidos, podemos compreender que o uso de pedagogias centradas nas especificidades da criança/jovens facilita os processos de aprendizagem. Percebeu-se, de igual modo, a importância fundamental que a tríade: ambiente preparado, material preparado e adulto preparado representam em ambas as metodologias. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3110 |
| Appears in Collections: | PG Educação Especial |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SEM_AlexandraBarreiros_2020004.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










