Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3110
Título: Pedagogia Montessori aliada ao Son Rise Program no ensino de competências matemáticas a um jovem com Perturbação do Espetro do Autismo
Autor: Barreiros, Alexandra
Orientador: Gomes, Ana Paula
Palavras-chave: Pedagogia Montessori
Método Son Rise Program
Matemática - Ensino básico (2º ciclo)
Aprendizagem da matemática
Materiais manipuláveis
Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
Data: 2021
Resumo: Este trabalho pretende analisar os contributos da pedagogia proposta por Maria Montessori, no século XIX, aliada ao método Son-Rise Program, como facilitadores da aquisição de competências matemáticas ao nível 2ºCEB. De igual modo, pretendia-se compreender de que forma a aprendizagem da matemática através de situações concretas e materiais manipuláveis pode ajudar pessoas com PEA. Em termos metodológicos, estamos perante um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva. Partindo da análise e interpretação dos dados recolhidos, podemos compreender que o uso de pedagogias centradas nas especificidades da criança/jovens facilita os processos de aprendizagem. Percebeu-se, de igual modo, a importância fundamental que a tríade: ambiente preparado, material preparado e adulto preparado representam em ambas as metodologias.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3110
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SEM_AlexandraBarreiros_2020004.pdf1.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.