Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3110| Título: | Pedagogia Montessori aliada ao Son Rise Program no ensino de competências matemáticas a um jovem com Perturbação do Espetro do Autismo |
| Autor: | Barreiros, Alexandra |
| Orientador: | Gomes, Ana Paula |
| Palavras-chave: | Pedagogia Montessori Método Son Rise Program Matemática - Ensino básico (2º ciclo) Aprendizagem da matemática Materiais manipuláveis Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) |
| Data: | 2021 |
| Resumo: | Este trabalho pretende analisar os contributos da pedagogia proposta por Maria Montessori, no século XIX, aliada ao método Son-Rise Program, como facilitadores da aquisição de competências matemáticas ao nível 2ºCEB. De igual modo, pretendia-se compreender de que forma a aprendizagem da matemática através de situações concretas e materiais manipuláveis pode ajudar pessoas com PEA. Em termos metodológicos, estamos perante um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva. Partindo da análise e interpretação dos dados recolhidos, podemos compreender que o uso de pedagogias centradas nas especificidades da criança/jovens facilita os processos de aprendizagem. Percebeu-se, de igual modo, a importância fundamental que a tríade: ambiente preparado, material preparado e adulto preparado representam em ambas as metodologias. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3110 |
| Aparece nas colecções: | PG Educação Especial |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SEM_AlexandraBarreiros_2020004.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.










