Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3182
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Godinho, Mariana | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T15:58:02Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T15:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Godinho, M. & Gonçalves, D. (2022). (re)Equacionar formas de fazer aprender: vivência(s) e experiência(s) resultantes da PES. In VI Encontro International de Formação na Docência (INCTE): Livro de Atas, (pp.441-452). Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/25401 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-972-745-301-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3182 | - |
dc.description.abstract | O ensino tradicional caracteriza-se por um modelo pedagógico de transmissão de conhecimentos, que tem lugar numa sala de aula uniformizada/estática. As práticas de ensino contemporâneas mostram que os professores querem mudar para um paradigma diferente, com maior diversidade pedagógica, o que facilita uma aprendizagem personalizada centrada no aluno e ativa, ao mesmo tempo que visa a construção de competências essenciais para responder positivamente às exigências futuras. A proposta que aqui se apresenta, de natureza qualitativa, contemplou os seguintes instrumentos de recolha de dados: inquérito por entrevista, realizado às famílias dos alunos de uma turma de 5.º ano de escolaridade e aos próprios alunos, com o intuito de perceber as suas perceções acerca do ensino em Portugal e um focus group que contou com uma reflexão e comparação da educação tradicional e da educação contemporânea e, o inquérito por questionário, cujos destinatários foram professores em situação pré´-profissional e professores no ativo de modo a compreender as suas apreciações relativamente ao papel escola, do professor e o da educação. As conclusões do estudo revelam que um exercício profissional docente, centralizado no aluno e na sua aprendizagem, é fundamental para o sucesso educativo, assim como a utilização de metodologias ativas, recursos e instrumentos diversificados aumentam a motivação, o interesse e o empenho por parte dos mesmos, no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem, embora alguns professores estejam ainda longe de uma utilização apropriada dos mesmos. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada (PES) | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas -- Ensino básico (2º ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_PT |
dc.title | (re)Equacionar formas de fazer aprender : vivência(s) e experiência(s) resultantes da PES | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 441 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 452 | pt_PT |
degois.publication.location | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
degois.publication.title | VI Encontro International de Formação na Docência (INCTE): Livro de Atas | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/25401 | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(re)Equate ways to make learning.pdf | 650.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.