Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3242
Title: Trajeto(s) de gestão e integração curricular
Authors: Vieira, Helena
Gonçalves, Daniela
Keywords: Intervenção educativa
Gestão curricular
Projetos interdisciplinares
Inovação pedagógica
Issue Date: 2023
Publisher: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)
Citation: Vieira, H. & Gonçalves, D. (2023). Trajeto(s) de gestão e integração curricular. In IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: A Redefinição da Escola Portuguesa, (pp. 71-75). CIIE/FPCEUP
Series/Report no.: Helena;
Abstract: O exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa (observação, planificação, ação, avaliação, divulgação, comunicação) de natureza curricular, desde a conceção do currículo até à avaliação, passando pelo seu desenvolvimento, faz realçar a importância decisiva do papel do professor enquanto agente de inovações e mudanças que contribuem para um processo de aprendizagem significativo. Torna se, portanto, evidente que a gestão curricular pressupõe uma atividade dinâmica e contínua, implicando o sistemático desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Ao mesmo tempo, a gestão curricular significa o envolvimento do professor em processos de investigação colaborativa com os colegas, tendo subjacente a cooperação facilitadora dos órgãos de gestão pedagógica.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3242
ISBN: 978-989-8471-50-5
Publisher version: https://pt.scribd.com/document/677096391/obvie-final#fullscreen&from_embed
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IX seminarioTrajecto.pdf312.1 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.