Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoniz, Catarina-
dc.contributor.authorNeves, Fernanda-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana-
dc.date.accessioned2025-10-08T15:15:56Z-
dc.date.available2025-10-08T15:15:56Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationGonçalves, D.& Neves, F. (2025). Perceções docentes sobre a inteligência artificial: a importância de saber pensar com. In E. Silva, R. Lopes, C. Mesquita, P. Vaz, A. Prada, J. Costa, M. Castanheira, & M. Pires (Eds.), IX Encontro Internacional de Formação na Docência, Livro de Atas: Inteligência Artificial na Educação: consciência crítica, relacional e ética (pp. 363-370). Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/34777pt_PT
dc.identifier.issn978-972-745-354-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3391-
dc.description.abstractA promoção de ferramentas generativas de inteligência artificial tem incitado uma extensa discussão sobre as implicações e consequências da sua utilização na educação, o que requer uma reflexão profunda sobre a sua utilização para garantir que sejam incorporadas de forma apropriada. Neste contexto, este artigo aborda a perceção sobre a inteligência artificial por um grupo de docentes, tanto em relação ao significado como em tarefas profissionais e atividades a integrar em ambiente educativo. Para isso, foi aplicado um questionário aos professores do Ensino Básico e Secundário sobre inteligência artificial na educação e também foram analisados os comentários daqueles que integraram este tipo de ferramentas através de ações estratégicas de ensino. A análise dos dados mostra que apenas metade dos docentes inquiridos utiliza a inteligência artificial, apesar de todos os docentes apresentarem as suas perceções sobre ferramentas e a sua utilização no ensino. Observa-se também que existe a preocupação em ter uma formação adequada e, genericamente, a inteligência artificial é percebida como um instrumento que pode melhorar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. A análise qualitativa permitiu compreender a dificuldade de reflexão sobre este tema, apesar de o reconhecimento de que não há como não responder a este desafio que é de todos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança (IPB)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência Artificial Generativa (IAG)pt_PT
dc.subjectInteligência artificial -- aplicações na educaçãopt_PT
dc.titlePerceções docentes sobre a inteligência artificial : a importância de saber pensar compt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage363pt_PT
degois.publication.lastPage370pt_PT
degois.publication.locationBragançapt_PT
degois.publication.titleINCTEpt_PT
degois.publication.volumeIX Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) - livro de ataspt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/entities/publication/9c7b8e3a-fa60-4811-b470-a413e58fbe31pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perceções docentes sobre a inteligência artificial.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.