Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3391
Título: Perceções docentes sobre a inteligência artificial : a importância de saber pensar com
Autor: Neves, Fernanda
Gonçalves, Daniela
Ribeiro, Ana
Orientador: Moniz, Catarina
Palavras-chave: Inteligência Artificial Generativa (IAG)
Inteligência artificial -- aplicações na educação
Data: 2025
Editora: Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
Citação: Gonçalves, D.& Neves, F. (2025). Perceções docentes sobre a inteligência artificial: a importância de saber pensar com. In E. Silva, R. Lopes, C. Mesquita, P. Vaz, A. Prada, J. Costa, M. Castanheira, & M. Pires (Eds.), IX Encontro Internacional de Formação na Docência, Livro de Atas: Inteligência Artificial na Educação: consciência crítica, relacional e ética (pp. 363-370). Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/34777
Resumo: A promoção de ferramentas generativas de inteligência artificial tem incitado uma extensa discussão sobre as implicações e consequências da sua utilização na educação, o que requer uma reflexão profunda sobre a sua utilização para garantir que sejam incorporadas de forma apropriada. Neste contexto, este artigo aborda a perceção sobre a inteligência artificial por um grupo de docentes, tanto em relação ao significado como em tarefas profissionais e atividades a integrar em ambiente educativo. Para isso, foi aplicado um questionário aos professores do Ensino Básico e Secundário sobre inteligência artificial na educação e também foram analisados os comentários daqueles que integraram este tipo de ferramentas através de ações estratégicas de ensino. A análise dos dados mostra que apenas metade dos docentes inquiridos utiliza a inteligência artificial, apesar de todos os docentes apresentarem as suas perceções sobre ferramentas e a sua utilização no ensino. Observa-se também que existe a preocupação em ter uma formação adequada e, genericamente, a inteligência artificial é percebida como um instrumento que pode melhorar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. A análise qualitativa permitiu compreender a dificuldade de reflexão sobre este tema, apesar de o reconhecimento de que não há como não responder a este desafio que é de todos.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3391
ISSN: 978-972-745-354-2
Versão do Editor: https://bibliotecadigital.ipb.pt/entities/publication/9c7b8e3a-fa60-4811-b470-a413e58fbe31
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perceções docentes sobre a inteligência artificial.pdf1.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.