Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3394| Title: | Participação das crianças: a perceção dos educadores e professores quanto ao contributo das assembleias |
| Authors: | Soares, Mónica Ribeiro, Patrícia Sousa, Mariana Azevedo |
| Keywords: | Participação das crianças Assembleias de turma |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | Editorial DYKINSON |
| Citation: | Sousa, M., Soares, M., & Ribeiro, P. (2025). Participação das crianças: a perceção dos educadores e professores quanto ao contributo das assembleias. In Antonio Hernandez et al.(Coords.), Educar para la paz (pp. 1442-1447). Editorial DYKINSON. |
| Abstract: | No contexto português, a integração da participação infantil nas orientações curriculares tem ocorrido de forma progressiva, mas desigual. O Currículo para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Ministério da Educação, 2017) valorizam a autonomia, a responsabilidade e a participação democrática como dimensões fundamentais da formação das crianças e jovens. Contudo, a tradução destas orientações em práticas concretas depende da cultura organizacional das escolas, da formação dos profissionais e dos dispositivos institucionais que regulam a vida escolar. Neste quadro, as assembleias de turma emergem como uma das práticas mais visíveis de tentativa de operacionalização da participação (Soares et al, 2024). |
| Peer reviewed: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3394 |
| Publisher version: | https://www.dykinson.com/libros/educar-para-la-paz/9788410709706/ |
| Appears in Collections: | Parte ou capítulo de livro |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Participação das crianças.pdf | 7.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










