Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3394| Título: | Participação das crianças: a perceção dos educadores e professores quanto ao contributo das assembleias |
| Autor: | Soares, Mónica Ribeiro, Patrícia Sousa, Mariana Azevedo |
| Palavras-chave: | Participação das crianças Assembleias de turma |
| Data: | 2025 |
| Editora: | Editorial DYKINSON |
| Citação: | Sousa, M., Soares, M., & Ribeiro, P. (2025). Participação das crianças: a perceção dos educadores e professores quanto ao contributo das assembleias. In Antonio Hernandez et al.(Coords.), Educar para la paz (pp. 1442-1447). Editorial DYKINSON. |
| Resumo: | No contexto português, a integração da participação infantil nas orientações curriculares tem ocorrido de forma progressiva, mas desigual. O Currículo para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Ministério da Educação, 2017) valorizam a autonomia, a responsabilidade e a participação democrática como dimensões fundamentais da formação das crianças e jovens. Contudo, a tradução destas orientações em práticas concretas depende da cultura organizacional das escolas, da formação dos profissionais e dos dispositivos institucionais que regulam a vida escolar. Neste quadro, as assembleias de turma emergem como uma das práticas mais visíveis de tentativa de operacionalização da participação (Soares et al, 2024). |
| Arbitragem científica: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3394 |
| Versão do Editor: | https://www.dykinson.com/libros/educar-para-la-paz/9788410709706/ |
| Aparece nas colecções: | Parte ou capítulo de livro |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Participação das crianças.pdf | 7.8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.










