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Título: Participação das crianças: a perceção dos educadores e professores quanto ao contributo das assembleias
Autor: Soares, Mónica
Ribeiro, Patrícia
Sousa, Mariana Azevedo
Palavras-chave: Participação das crianças
Assembleias de turma
Data: 2025
Editora: Editorial DYKINSON
Citação: Sousa, M., Soares, M., & Ribeiro, P. (2025). Participação das crianças: a perceção dos educadores e professores quanto ao contributo das assembleias. In Antonio Hernandez et al.(Coords.), Educar para la paz (pp. 1442-1447). Editorial DYKINSON.
Resumo: No contexto português, a integração da participação infantil nas orientações curriculares tem ocorrido de forma progressiva, mas desigual. O Currículo para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Ministério da Educação, 2017) valorizam a autonomia, a responsabilidade e a participação democrática como dimensões fundamentais da formação das crianças e jovens. Contudo, a tradução destas orientações em práticas concretas depende da cultura organizacional das escolas, da formação dos profissionais e dos dispositivos institucionais que regulam a vida escolar. Neste quadro, as assembleias de turma emergem como uma das práticas mais visíveis de tentativa de operacionalização da participação (Soares et al, 2024).
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3394
Versão do Editor: https://www.dykinson.com/libros/educar-para-la-paz/9788410709706/
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