Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3410
Title: Inovação à medida: A intencionalidade pedagógica e qualidade das aprendizagens
Authors: Santos, Matilde Duarte
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Ensino básico (1º/2º ciclos)
Inovação pedagógica
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Issue Date: 28-Jul-2025
Abstract: A temática do presente relatório de estágio tem como finalidade de compreender e analisar as perceções dos professores e alunos do Ensino Básico no que toca à inserção e exploração de metodologias ativas em contexto de aprendizagem. Esta intenção esteve sempre associada à ideia de que é necessário inovar pedagogicamente para que haja efetivamente uma prestação de ensino de qualidade para todos e cada um/a. Tal como aponta o relatório da UNESCO (2021), a educação é o meio essencial para que possamos forjar futuros conjuntos mais humanos, mais equitativos e mais justos.As conclusões do estudo revelam que os docentes reconhecem o potencial educativo das metodologias ativas na promoção do ensino e da aprendizagem significativa e inclusiva, já que os próprios alunos estão mais motivados e envolvidos na construção do próprio conhecimento, quando participam em atividades práticas e dinâmicas que lhes permitem explorar e construir autonomamente a sua aprendizagem. Porém, as docentes reconhecem que há limitações que impedem a inserção e desenvolvimento contínuo destas práticas. Tais razões estão relacionadas com a falta de tempo (letivo), consequente da vasta extensão do currículo, da falta de apoio institucional a nível material e de formação. É fundamental que se (re)equacione o valor da Educação e da instituição Escola, investindo em mais tempo de qualidade para as aprendizagens efetivas, flexibilidade curricular e contextual, o que terá implicações na motivação dos docentes para aprimorar o seu conhecimento na implementação das práticas educativas ativas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3410
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020063_Matilde Santos.pdf130.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.