Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3410| Título: | Inovação à medida: A intencionalidade pedagógica e qualidade das aprendizagens |
| Autor: | Santos, Matilde Duarte |
| Orientador: | Gonçalves, Daniela |
| Palavras-chave: | Ensino básico (1º/2º ciclos) Inovação pedagógica Metodologias ativas Aprendizagem significativa |
| Data: | 28-Jul-2025 |
| Resumo: | A temática do presente relatório de estágio tem como finalidade de compreender e analisar as perceções dos professores e alunos do Ensino Básico no que toca à inserção e exploração de metodologias ativas em contexto de aprendizagem. Esta intenção esteve sempre associada à ideia de que é necessário inovar pedagogicamente para que haja efetivamente uma prestação de ensino de qualidade para todos e cada um/a. Tal como aponta o relatório da UNESCO (2021), a educação é o meio essencial para que possamos forjar futuros conjuntos mais humanos, mais equitativos e mais justos.As conclusões do estudo revelam que os docentes reconhecem o potencial educativo das metodologias ativas na promoção do ensino e da aprendizagem significativa e inclusiva, já que os próprios alunos estão mais motivados e envolvidos na construção do próprio conhecimento, quando participam em atividades práticas e dinâmicas que lhes permitem explorar e construir autonomamente a sua aprendizagem. Porém, as docentes reconhecem que há limitações que impedem a inserção e desenvolvimento contínuo destas práticas. Tais razões estão relacionadas com a falta de tempo (letivo), consequente da vasta extensão do currículo, da falta de apoio institucional a nível material e de formação. É fundamental que se (re)equacione o valor da Educação e da instituição Escola, investindo em mais tempo de qualidade para as aprendizagens efetivas, flexibilidade curricular e contextual, o que terá implicações na motivação dos docentes para aprimorar o seu conhecimento na implementação das práticas educativas ativas. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3410 |
| Aparece nas colecções: | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2020063_Matilde Santos.pdf | 130.26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.










