Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/702
Título: | Mapear o estudar no ensino superior: abordagens dos alunos ao estudo numa E.S.E. |
Autor: | Oliveira, Conceição Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Aprendizagem Autonomia (alunos) Ensino superior |
Data: | 2006 |
Citação: | ROSÁRIO, Pedro; Oliveira, Maria Conçeição - Mapear o estudar no ensino superior: abordagens dos alunos ao estudo numa E.S.E. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º11 (2006), p.23-38 |
Resumo: | Integrado na linha de investigação SAL (Students Approaches to Learning),
este trabalho centra-se no estudo da perspectiva dos alunos sobre a sua experiência de
aprendizagem. Assim, o objectivo da presente investigação centrou-se na avaliação das
abordagens à aprendizagem dos alunos do ensino superior, mais precisamente numa
Escola Superior de Educação do ensino particular, situada no Porto. Os resultados obtidos
sugerem que os alunos optam preferencialmente por uma abordagem profunda à
aprendizagem. Esperamos que este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão
da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento actual do sistema
de ensino universitário em reformulação de currículos e metodologias para dar cumprimento
às sugestões de “Bolonha”, promovendo alunos cada vez mais autónomos na sua
aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber. Integrating the research on Students Approaches to Learning (SAL) this article focuses on students’ perceptions of their own learning experience. Evaluating students’ approaches to learning was the main goal of the empirical study presented here. The sample integrated students from a private School of Education in Oporto. Data suggest that students opt for the use of a deep approach to learning. We hope this study highlights a better understanding of students’ approaches to learning. According to present demands of Bologna rules, deep changes in university curricula and teaching methodologies are urgent so that students’ autonomy and responsibility for their own building of knowledge can be promoted. |
Descrição: | p.23-38 |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/702 |
ISSN: | 0873-3600 |
Aparece nas colecções: | N.º 11 (2006) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SeE11_MapearEnsinoRos_rio.pdf | 129.05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.