Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/702
Título: Mapear o estudar no ensino superior: abordagens dos alunos ao estudo numa E.S.E.
Autor: Oliveira, Conceição
Rosário, Pedro
Palavras-chave: Aprendizagem
Autonomia (alunos)
Ensino superior
Data: 2006
Citação: ROSÁRIO, Pedro; Oliveira, Maria Conçeição - Mapear o estudar no ensino superior: abordagens dos alunos ao estudo numa E.S.E. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º11 (2006), p.23-38
Resumo: Integrado na linha de investigação SAL (Students Approaches to Learning), este trabalho centra-se no estudo da perspectiva dos alunos sobre a sua experiência de aprendizagem. Assim, o objectivo da presente investigação centrou-se na avaliação das abordagens à aprendizagem dos alunos do ensino superior, mais precisamente numa Escola Superior de Educação do ensino particular, situada no Porto. Os resultados obtidos sugerem que os alunos optam preferencialmente por uma abordagem profunda à aprendizagem. Esperamos que este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento actual do sistema de ensino universitário em reformulação de currículos e metodologias para dar cumprimento às sugestões de “Bolonha”, promovendo alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.
Integrating the research on Students Approaches to Learning (SAL) this article focuses on students’ perceptions of their own learning experience. Evaluating students’ approaches to learning was the main goal of the empirical study presented here. The sample integrated students from a private School of Education in Oporto. Data suggest that students opt for the use of a deep approach to learning. We hope this study highlights a better understanding of students’ approaches to learning. According to present demands of Bologna rules, deep changes in university curricula and teaching methodologies are urgent so that students’ autonomy and responsibility for their own building of knowledge can be promoted.
Descrição: p.23-38
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/702
ISSN: 0873-3600
Aparece nas colecções:N.º 11 (2006)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SeE11_MapearEnsinoRos_rio.pdf129.05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.