Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/755
Título: Inclusão social dos jovens com deficiência mental: o papel da formação profissional
Autor: Ribeiro, Sara Cristina Martins
Orientador: Afonso, Carlos
Palavras-chave: Formação profissional--deficiente mental
Deficiência mental--prática pedagógica
Data: Set-2009
Citação: RIBEIRO, Sara Cristina Martins - Inclusão social dos jovens com deficiência mental: o papel da formação profissional. Porto : [ed. autor], 2009. 206 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor Carlos Manuel Peixoto Afonso.
Resumo: Este estudo tem como objectivo principal analisar as representações sociais sobre o modelo actual de formação profissional em instituição para jovens tradicionalmente designados "com deficiência mental" e o seu papel no processo de transição para a vida adulta e na inclusão social. Partindo do testemunho dos próprios actores neste processo - jovens "com deficiência mental ligeira a moderada", familiares, colegas de trabalho, empresários e técnicos de formação profissional -, e da análise de conteúdo de onze entrevistas, conclui-se que a formação profissional se afigura, de facto, como um motor de inclusão social. Constata-se que a formação profissional é decisiva, não só no desenvolvimento de competências pessoais e técnicas, como também na promoção do acesso ao emprego, favorecendo todo o processo de emancipação dos jovens com DM, quer ao nível das tomadas de decisão, quer ao nível da organização independente da sua vida e da participação nas diferentes esferas sociais, à semelhança dos restantes jovens da sua idade. No discurso dos entrevistados emerge o desejo de erradicação do termo deficiência mental, com o qual não se identificam os jovens do estudo, equacionando-se a deficiência mental como "constructo social" do Outro. Os resultados da pesquisa aclaram também fragilidades do modelo de formação em instituição, quer quanto ao local da sua realização, quer na oferta formativa e estrutura do próprio modelo, que não garante qualificação certificada, apontando-se críticas à própria Escola que continua a delegar em sistemas paralelos supostamente "inclusivos" a função educativa/formativa que lhe compete. Por isso, esta pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam a requalificação da escola regular e a oferta de modelo de formação profissional no seu interior a todos sem excepção, numa óptica de escola intermulticultural.
Descrição: 206 f.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/755
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