Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/804
Título: O contributo da arte terapia na comunicação do indivíduo com espectro do autismo
Autor: Silvério, Mónica
Orientador: Gomes, Maria dos Reis
Palavras-chave: Autismo
Musicoterapia
Expressão plástica
Terapia pela arte
Data: Jul-2011
Citação: SILVÉRIO, Mónica - O contributo da arte terapia na comunicação do indivíduo com espectro do autismo.Porto : [ed.autor], 2011. 76, [77] f. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF
Resumo: O núcleo do trabalho em estudo, incide sobre o Espectro do Autismo como temática-alvo e no contributo da Arte Terapia, na promoção da competência comunicativa do indivíduo com Autismo. A Arte surge como um instrumento de expressão do ser humano, dando origem a uma linguagem de sentimentos e emoções, que ao longo dos tempos se tem vindo a assumir como um método relevante para a Intervenção junto desta população. Pretende-se com este estudo, divulgar o papel desta expressão como meio de entendimento do próprio sujeito e dos outros definindo os seguintes objectivos: a) identificar a importância que a Arte assume como instrumento de comunicação dos indivíduos com Espectro do Autismo; b) confirmar se é possível que as experiências artísticas, possam considerar-se um meio privilegiado na resposta às necessidades das crianças/jovens com esta patologia; c) que práticas e metodologias são adoptadas e quais as implicações da Expressão Plástica e da Musicoterapia na emergência da linguagem verbal e não verbal nos indivíduos com Espectro do Autismo. No enquadramento teórico, são contemplados conceitos como Arte, Arte Terapia, bem como aqueles que são próprios do Espectro do Autismo, segundo um leque vasto de autores. Da componente empírica, brotam os procedimentos metodológicos utilizados, tanto na pesquisa, como na construção do Perfil intra-individual do aluno, bem como um Programa Educativo Individual coerente e globalizante, por forma a tornar o seu percurso o menos sinuoso possível.
The core work of this study focuses on Autism Spectrum as the main theme and on the contribution of Art Therapy to improve the communicative ability of individuals with Autism. Art emerges as an instrument of human expression, giving rise to a language of feelings and emotions, which over time has been acting as a relevant intervention method. The aim of this study is to divulge the role of this artistic expression as a means of understanding the child, and to achieve the following goals: a) to identify the importance of Art as a communication tool for individuals with Autism Spectrum; b) to confirm if it is possible to consider the artistic experience as an advantageous way to meet the needs of children / young adults with this condition; c) to explore what practices and methodologies are adopted and what the implications are of Fine Arts and Music Therapy in the emergence of verbal and non-verbal language in individuals with Autism Spectrum. In the theoretical framework, we explore the concepts of Art and Art Therapy, as well as other concepts specific to Autism Spectrum, according to a wide range of authors. The empirical component includes methodological procedures used both in the research and in the construction of the intraindividual profile of the student, as well as a coherent and comprehensive Individual Education Program, in order to make the child’s journey as smooth as possible.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/804
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/804
Aparece nas colecções:PG Educação Especial



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