Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorTeixeira, Susana Isabel Afonso-
dc.date.accessioned2015-10-05T07:52:52Z-
dc.date.available2015-10-05T07:52:52Z-
dc.date.issued2015-09-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2230-
dc.descriptionCurso de Pós-Graduação em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor. Projeto de investigação realizado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Projeto.por
dc.description.abstractNo âmbito da discussão temática da inclusão no Jardim de Infância, assim como do papel do educador neste processo, percebemos que algumas visões e análises se completam em consenso entre os vários autores de referência nesta área. Embora em Portugal os estudos desenvolvidos no domínio da inclusão em Jardim de Infância sejam ainda reduzidos, percebemos que a sua exploração e interpretação parece ser complexa, assim neste trabalho, fomos ao encontro das Perceções dos Educadores de Infância sobre a Inclusão. Percebendo a inclusão como uma ação global no contexto de Jardim de Infância, é importante analisar e compreender a perceção dos Educadores neste processo integrativo por forma a construir uma reflexão sustentada na ciência e conhecimentos adquiridos. Assim, esta análise reflexiva vai permitir caracterizar a perceção dos Educadores de Infância acerca da educação inclusiva no Jardim de Infância, através da análise de dados recolhidos em questionário. Pretendemos portanto identificar e analisar de que forma, os profissionais contribuem ativamente para a inclusão do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no grupo, tendo em conta diversos fatores, entre eles a família e os estágios de desenvolvimento da criança.por
dc.description.abstractUnder thematic discussion of inclusion in kindergarten, as well as the role of the educator in this process, we realized that some views and analyzes are completed on consensus among the various authors of reference in this area. While in Portugal the studies developed in the field of inclusion in kindergarten are still low, we realize that its exploration and interpretation seems to be complex, in which we analyze some important dimensions in the field of Early Childhood Education as inclusive practice in society. Realizing inclusion as a global action Kindergarten context, it is important to analyze and understand the perception of educators in the integration process in order to build a sustained reflection on science and knowledge acquired. This study aims to characterize the perception of kindergarten teachers about inclusive education in kindergarten through analysis of data collected in an interview / questionnaire. So we intend to identify and analyze how, professionals actively contribute to the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in the group, taking into account various factors, including family and child development stages.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolar - inclusãopor
dc.subjectEducadores de Infânciapor
dc.subjectJardim de Infânciapor
dc.subjectFamíliapor
dc.titlePerceção dos Educadores sobre a Inclusão no Jardim de Infânciapor
dc.typebachelorThesispor
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perceção dos Educadores sobre a Inclusão no Jardim de Infância I.pdfDocumento principal530.53 kBAdobe PDFView/Open
Perceção dos Educadores sobre a Inclusão no Jardim de Infância II.pdfDocumento principal888.27 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 1 -ESQUEMA GERAL DA INVESTIGAÇÃO.pdfAnexo1220.08 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2 -Questionário - Inclusão no Jardim de Infância.pdfAnexo2240.01 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -1.pdfAnexo3.1124.87 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -2.pdfAnexo3.299.39 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -3.pdfAnexo3.3116.81 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -4.pdfAnexo3.4109.12 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -5.pdfAnexo3.5119.12 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -6.pdfAnexo3.6115.39 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -7.pdfAnexo3.7135.19 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -8.pdfAnexo3.8134.58 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -9.pdfAnexo3.9114.3 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 -10.pdfAnexo3.10107.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.