Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/730
Title: Sobredotação e arte: factores influentes na expressão plástica de alunos sobredotados
Authors: Pinho, Marcela de Sá Rios
Orientador: Serra, Helena
Keywords: Criatividade
Sábados diferentes
Sobredotados--Expressão plástica
Issue Date: Sep-2009
Citation: PINHO, Marcela Sá Rios - Sobredotação e arte : factores influentes na expressão plástica de alunos sobredotados. Porto : [ed. autor], 2009. XIV, 278 p.Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professora Doutora Helena Serra.
Abstract: A problemática da educação dos sobredotados tem motivado as mais diversas reflexões e pesquisas conducentes a uma maior consciencialização das especificidades destes alunos e, por conseguinte, a uma actuação mais ajustada dos professores e demais agentes educativos. A sobredotação e a expressão plástica constituem o núcleo de estudo da presente dissertação, onde se assumem os seguintes objectivos: (i) identificar as características da criatividade e os sinais de motivação que se revelam na expressão plástica de crianças/jovens sobredotados; (ii) apontar os principais factores influentes na produção plástica dos alunos sobredotados que, neste domínio, evidenciam criatividade e motivação. A uma amostra inicial (estrutura da amostra) constituída por 10 crianças/jovens sobredotados, 5 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, entre os 8 e os 15 anos de idade, matriculados nos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico no ano lectivo 2008/2009, e que frequentavam ou haviam frequentado o programa de enriquecimento Sábados Diferentes, foi aplicada a primeira fase da investigação. No âmbito de uma abordagem qualitativa, nesta etapa inicial de observação, foram registadas, por meio de grelhas, as actividades de expressão plástica realizadas no Museu de Serralves, permitindo seleccionar os sujeitos que evidenciaram criatividade e motivação, e identificar as características da criatividade e os sinais de motivação revelados nesse contexto educativo. Os resultados da primeira fase permitiram, de um modo selectivo, delimitar o conteúdo da amostra – 8 crianças/jovens com características de criatividade e com sinais de motivação no domínio da expressão plástica, 3 do sexo masculino e 5 do sexo feminino – ao qual, na segunda fase, foram aplicados dois instrumentos, uma entrevista semi-estruturada e uma escala de preferências, com o intuito de encontrar os factores influentes na produção plástica. A análise dos dados dos referidos instrumentos aponta para a preponderância dos factores contextuais sobre os pessoais, em que a influência do contexto escolar no domínio da produção plástica assume um lugar de destaque e legitima uma atitude reflexiva.
The issue of gifted education has motivated many different reflections and research leading to greater awareness of the specificities of these students and, therefore, a more adjusted performance of teachers and other educational agents. Giftedness and artistic expression are the core study items of this dissertation, where the following objectives are assumed: (i) identify the creativity characteristics and the motivation signs revealed in the artistic expression of children / young gifted; (ii) recognize the main influencing factors in the plastic production of gifted students that, in this area, show creativity and motivation. The first investigational step has been applied to the initial sample (structural sample) consisting of 10 children / young gifted, 5 males and 5 females, 8 to 15 yearolds, enrolled in the 1st, 2nd and 3rd cycle of basic education in the academic year 2008/2009, who attended or had attended the enrichment program Sábados Diferentes. Within a qualitative approach, at this early stage of observation, the activities of artistic expression undertaken at the Museum of Serralves were recorded, by means of grids, allowing the selection of the subjects who showed creativity and motivation, and identify the creativity characteristics and the motivation signs revealed in this educational context. The results of the first phase allowed, on a selective basis, to define the content of the sample - 8 children / young gifted with creativity characteristics and motivation signs in the field of visual arts, 3 males and 5 females – to which, in the second phase, two tools were applied, a semi-structured interview and a preference scale, in order to find the influencing factors in the plastic production. The analysis of these instruments points to the preponderance of contextual factors over the personal ones, where the influence of school context in the field of plastic production takes a prominent place and legitimizes a reflective attitude.
La problématique de l’éducation des élèves surdoués a motivé les plus différentes réflexions et recherches qui ont abouti à une majeure prise de conscience sur les particularités de ces élèves et conséquemment à l’actuation plus adéquate par la part des enseignants et des autres agents éducatifs. La sur dotation et l’expression plastique constituent le noyau d’étude de cette dissertation où nous assumons les objectifs suivants : (i) Identifier les caractéristiques de la créativité et les signes de motivation qui on vérifie dans l’expression plastique de ces enfants/ jeunes surdoués ; (ii) signaler les principaux facteurs influents dans la production plastique des enfants/ jeunes surdoués lesquels manifestent, dans ce domaine, de la créativité et de la motivation. Au spécimen initial(la structure du spécimen) constitué par 10 enfants/jeunes surdoués, dont 5 du sexe masculin et 5 du sexe féminin, âgés entre 8 – 15 ans, immatriculés au collège, à l’année scolaire 2008/2009 et qui fréquentaient ou qui ont déjà fréquenté le programme d’enrichissement Sábados Diferentes, on a appliqué la première partie de la recherche. Dans le contexte d’une approche qualitative, dans cette phase initiale de l’observation, on a enregistré les activités d’expression plastiques qui ont eu lieu au Musée de Serralves à travers des grilles qui ont permis sélectionner les sujets qui révélaient de la créativité et de la motivation et aussi identifier les caractéristiques de la créativité et les signes de motivation montrés dans ce contexte éducatif. Les résultats de la première phase ont possibilité, d’une façon sélective, la délimitation du contenu du spécimen – 8 enfants/jeunes avec des caractéristiques de créativité et avec signes de motivation au domaine de l’expression plastique, 3 du sexe masculin et 5 du sexe féminin auxquels, dans un deuxième moment, on a appliqué deux outils : une interview demi-structurée et une échelle de préférences avec le but de trouver les facteurs influents dans la production plastique. L’analyse des donnés des outils mentionnés signalent une prépondérance des facteurs contextuels sur les personnels où l’influence du contexte scolaire dans le domaine de la production plastique assume un rôle capital et légitime une attitude réflexive.
Description: XIV, 278 p.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/730
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo19.pdf100.41 kBAdobe PDFView/Open
1_TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo19.pdf100.41 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo18.pdf355.15 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo17.pdf161.07 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo16.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo15grelha4.pdf31.05 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo15grelha3.pdf31.99 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo15grelha2.pdf30.86 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo15grelha1.pdf31.12 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo14.pdf105.23 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo13.pdf36.98 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo12.pdf26.71 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo11.pdf15.92 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo10.pdf19.49 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo9.pdf22.33 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo8.pdf21.22 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo7.pdf24.99 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo6.pdf31.57 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo5.pdf23.24 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo4.pdf48.25 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo3.pdf32.95 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_MarcelaPinho_Anexo2.pdf49.18 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF_MarcelaPinho.anexo1.pdf30.34 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_Marcela Pinho.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.